Reparo de Freios: qual a importância e como fazer?

Reparo de Freios: qual a importância e como fazer?

Os freios automotivos são um dos componentes dos carros que mais se relacionam com a segurança do motorista. Por isso, o reparo de freios é essencial – é a sua chance de evitar problemas que levem a um acidente.

Entretanto, a manutenção de freios é essencialmente importante também devido aos fatores que causam um desgaste maior que o normal: hábitos de condução, tipo do veículo, entre outros.

Mas como se mantém em ordem a manutenção de freios automotivos? Prossiga com a leitura e confira o que há de importante no reparo de freios!

Freios automotivos: por que é importante o reparo deles?

“A manutenção de freios preventiva é a sua segurança nas estradas!”

Acontece que o sistema de freio é composto por mais de um componente, inclusive havendo vários tipos de sistema de freios. Com o tempo, esse sistema foi ficando cada vez mais complexo.

E quais são os tipos de sistema de freios?

  • Freio a disco;
  • Freio a tambores;
  • Freios pneumáticos;
  • Freios ABS: todo veículo produzido no país a partir de 2014 conta com ABS.

Então, seu carro precisa de manutenção de freio a tambor ou reparo de freio a disco? Essa é a importância da manutenção de freios, pois a complexidade dos tipos de sistema de freios leva a mais de um problema.

Além disso, a quantidade de componentes que montam o sistema de freio é grande, principalmente em modelos de carros mais modernos. Assim, é mais importante ainda a manutenção de freios automotivos preventiva.

O que compõe os freios automotivos?

Você sabe o que compõe um sistema de freios? Por quanto tempos eles duram? Confira agora quais deles são averiguados num reparo de freios!

Pedal

O componente mais usado pelo motorista, que serve para acionar os freios. Não conta com vida útil pré-definida.

Fluído de freio

Se trata do óleo feito especialmente para o sistema de freio, sendo importante utilizar apenas ele. O fluído de freio deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros ou após 2 anos de utilização (na média).

Hidrovácuo

Se trata do multiplicador da força do pedal, transferindo a pressão para o sistema de freios. Ele que torna mais natural a frenagem.

Cilindro mestre

Ele que leva o fluído de freio até os pistões que estão nas pinças ou tambores de freios. Devido a alta pressão que exerce, o fluído tem força para imobilizar o carro. O cilindro mestre dura até 100 mil quilômetros.

Mangueira e canos

Foram projetadas para atuar nos freios, aguentando altas pressões derivadas da frenagem. Com fluído de freio em dia, dificilmente se rompem.

Pastilha de freio e lonas

Componentes que criam a fricção pedida para o carro desacelerar e parar. As lonas duram 50 mil quilômetros (na média).

Discos de freio e lonas

São os componentes que recebem a pressão da pastilha de freio e das lonas, criando fricção e causando a parada do carro. O disco de freio pode se danificar, mas os tambores dificilmente apresentam problemas.

Quando fazer o reparo de freios?

Antes de tudo, você deve fazer a manutenção de freios automotivos preventiva. Como pôde ver, os materiais que compõe o sistema de freio possuem diferentes graus de desgaste, levando ao reparo de freios em diferentes épocas.

Além disso, os graus de desgaste apresentados são uma média. A pastilha de freio dura em média 50 mil quilômetros, mas e se for uma estimativa diferente para seu veículo? A manutenção preventiva evita essa situação!

E como identificar um problema nos freios automotivos?

Barulho de “ferro com ferro”

Se você ouvir um som de ferro batendo em ferro durante as frenagens, é um possível sinal de pastilhas de ferro precisando de substituição.

Trepidação no volante

Freou e sentiu uma trepidação no volante? Pode ser o sinal de um disco de freio ou tambor que esteja empenado ou já muito gasto. Além disso, verifique se as pastilhas apresentam irregularidades na superfície.

Pedal de freio baixo

Caso o pedal de freio esteja muito baixo, o problema pode ser a falta de fluído no freio, o que é indicado no painel. Também pode ser uma ocorrência no hidrovácuo ou cilindro mestre.

Pedais duros

Esse problema pode ser relacionado ao material usado nas pastilhas de freio (verifique sua procedência) ou com o servo freio. Caso seja este último, troque esse componente (é comum que seja trocado após 120-200 mil quilômetros).

Por que a pastilha de freio é tão falada?

Acontece que as pastilhas são uma das peças mais delicadas do sistema. Quanto mais for necessário frear, mais desgastada estará – e quando estiver desgastada, todo o sistema da frenagem apresentará dificuldades.

Por isso, demande atenção especial para esse componente no reparo de freios. No fim, a importância dessa manutenção é simples: são as pequenas peças que garantem sua segurança e a falha de uma delas é um risco.

O sistema de freio do carro é, sem dúvida, um dos mais importantes. Isso porque falhas em qualquer dos seus componentes, por menores que sejam, podem ocasionar sérios riscos à segurança do condutor. Agende o seu reparo de freios ou uma revisão com a M.Boys!

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